quarta-feira, dezembro 27, 2006

O primeiro Natal

As primeiras vezes são sempre muito especiais. Neste caso, talvez apenas para nós papás e para a família, porque o Francisco não se apercebeu muito bem do que se passava à sua volta.
"Foi muito divertido ver toda a gente à minha volta, numa grande excitação" - terá ele pensado. Na verdade também ele ficou um bocadinho excitado, a pontos de não dormir como deveria em dias normais.
De qualquer maneira aqui fica um breve relato de como foi o primeiro Natal do nosso bebé Bomboca.
No dia 23 rumámos à terra dos avós maternos, para passarmos a noite de Natal com eles, e o Francisco utilizou logo um dos presentes que os papás lhe ofereceram - a nova cadeirinha para o carro - e nem deu por isso, passou a viagem a dormir a sua sesta. Agora a mamã já pode fazer companhia ao papá, lá à frente.
Bem, no dia 24 a azáfama é, como sempre, muito grande em casa, ainda que sejamos apenas cinco adultos e um bebé. O Francisco aproveitou o facto de a mamã e as avós estarem "enfiadas" na cozinha para ir passear com o papá e o avô. Parece que se fartou um bocadinho de andar de carro, mas com o frio que fazia na rua, o melhor era mesmo estar dentro do carro, mas o avô adorou estar com o neto.
Claro que, numa noite especial como esta, a hora de deitar se prolongou e eram já 11h30 quando o nosso Bomboquinha se deitou, depois de assistir à abertura das suas prendas: muita roupa nova e um brinquedo novo que deram os papás.
No dia 25 bem cedo já estávamos todos de pé. Pois é, o Francisco quis acordar cedo para não perder nada do grande dia que tinha pela frente.
Voltámos para casa e fomos almoçar com os avós paternos, os tios e primos. Uma casa bem cheia toda à espera do nosso príncipe. E depois do almoço é que foi: TANTA PRENDA!!!!
Um cavalinho da Chicco, um carro de bombeiros muito avançado, muitos brinquedos didácticos, talheres, um prato, um gorro e acho que não me esqueci de nada!
Mas o mais engraçado é que com tantos brinquedos novos para descobrir, o Francisco continua a preferir desfolhar os livrinhos que tem e brincar com os comandos cá de casa. É caso para se dizer: "Dá Deus nozes...".

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Vem aí

Um dente!!!!!
Finalmente vamos ter uma Bomboca com dente. Mal se vê, mas a mamã descobriu hoje a dar a sopita. A gengiva do Francisco estava com uma cor ligeiramente diferente e a mamã passou o dedo para ver se se sentia alguma coisa, ou era apenas algo que o Francisco pôs na boca e ficou colado à gengiva. Não se sentia nada, mas também não era nenhum objecto não identificado.
Mais tarde, durante o almoço dos papás vimos que só podia mesmo ser um dente.
Eu explico.
Os papás costumam, depois de almoçar beber chá/café "a meias" com o Francisco. É claro que ele não bebe, mas, depois de cada um de nós dar um gole na sua bebida, o Francisco também põe a boca na chávena, morde um bocadinho os rebordos da chávena e depois, com a sua mãozita, afasta a chávena para que seja a vez dos papás beberem.
Nesta brincadeira é que vimos que só podia ser mesmo um dente: o barulho que fazia contra a chávena era impossível de ser feito apenas com gengiva.
Esperamos que seja um aparecimento pacífico.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Um fim-de-semana de laró

Fartámo-nos de andar fora de casa. Na sexta-feira, a mamã e o papá resolveram ir apanhar azeitonas, à terra da bisavó. Mas...chegando lá, azeitona nem vê-la, apodreceu e caíu toda antes de lá chegarmos. Enfim, sempre deu para vermos os primos e apanhar um bocadinho do ar puro e já frio da Batalha.
No sábado, lá fomos nós à piscina, à aula de natação do Francisco.
Papá, mamã e bebé entram todos os sábados na piscina. Normalmente, a Bomboca tem algum receio e só mais para o final da aula é que se começa a soltar, ou então, se não dormiu bem a sesta, fica tão rabugento que só se quer agarrar à mamã e ao papá, mas neste sábado, a Bomboquinha superou as espectativas e divertiu-se bastante, mesmo não tendo dormido a sesta. Bateu palmas, esteve a chapinhar quase toda a aula, e até interagiu com outra menina que também anda na natação.
Claro que no fim, depois do banho tomado e do leitinho bebido, a soneca "soube que nem ginjas". Enquanto dormia, os papás deslocaram-se até a um Centro Comercial para iniciar as compras de Natal. O acordar num local cheio de luzes e gente foi uma enorme surpresa e o resto do passeio foi muito animado e bem comportado. O nosso bebezão é um bem-disposto e porta-se muito bem na rua.
O Domingo já foi mais calmo, mas mesmo assim, o Francisco teve direito a uma saída ao supermercado com o papá e a tia L., enquanto a mamã aproveitava a folga para pôr algumas coisas em ordem. O resto do dia foi calmo, isto se não tivermos em conta as atenções triplicadas precisas para um rapaz, que vai a todo o lado da casa e já se sabe pôr em pé sozinho, agarrado ao sofá, com todos os perigos que isso implica.

quinta-feira, novembro 23, 2006

A consulta dos nove meses

A crescer bem, mas ainda gordinho, a nossa Bomboca está bem e recomenda-se.
O Sr. Dr. disse que se o Francisco continuar a crescer assim tão bem, deverá chegar a adulto com, pelo menos, 1,80 m. Grande rapaz!!! Vai pôr o papá e a mamã debaixo dos braços.
Quando às gordurinhas, nada a fazer, apenas ter cuidado com o que come. Vamos continuar sem dar papa e agora vai passar a beber leite artificial ao lanche. Daqui a um mês substituiremos o leitinho do jantar por sopinha e o Francisco apenas será amamentado de manhã e à noite.
Neste momento já podemos experimentar dar-lhe todos os alimentos, claro que com os mesmos cuidados, ou seja, fazer um intervalo de dois dias após a introdução de um ingrediente desconhecido.
Mas, aproximam-se tempos difíceis: controlar o que as pessoas lhe oferecem para comer. Veremos!
Quanto aos dentes, o Dr. confirmou aquilo que já sabiamos: não há. Quando será que vão aparecer?!
Enfim, tudo super bem, esperemos que assim continue.

terça-feira, novembro 21, 2006

Já Gatinha!!!

Começou timidamente no dia após ter feito 9 meses.
De manhã, a mamã dá sempre o pequeno-almoço na cama dos papás. Entre uma mama e outra, o Francisco tem uma curiosidade enorme pelo rádio-despertador, saem umas vozes lá de dentro e há umas coisas (a que os adultos chamam números) escritas a vermelho. Resultado, a curiosidade é tanta que dá força ao bomboquinha para gatinhar em direcção do rádio.
Depois de alguns dias a treinar no chão da sala, agora o Francisco já tem alguma agilidade a gatinhar, sobretudo em cima do tapete, porque quando chega ao soalho é escorregadela certa. Mais uns dias a treinar e a casa vai ser pequena para o nosso pequenote.
Entretanto, depois de tanto esforço a rastejar para trás e a tentar encolher os joelhos para gatinhar, aprendeu a sentar-se sozinho e agora é o que faz melhor. Assim já pode chegar até às estantes dos Cd's do papá, sentar-se muito confortável à frente delas e tirar os Cd's um a um. Deve ser para ver se a música é mesmo boa.
Agora é que vão ser elas!!!

quarta-feira, novembro 15, 2006

9 meses

Pois é, o teu coração já bate há 18 meses, já estás fora da barriga da mamã há 9 meses, o mesmo tempo (mais ou menos) que estiveste dentro de mim.
Agora este ambiente externo já não te é totalmente estranho e prova disso são as tuas pequenas conquistas em direcção à independência.
Ontem, como sempre que comemoras um novo mês de vida, o teu dia começou com os parabéns cantados pelos papás. Ficas sempre muito quieto e calado a ouvir a cantoria, não sabemos o que estarás a pensar, mas achamos que deves gostar, sobretudo porque depois os papás te atacam com muitos beijinhos.
Agora já estás muito crescido, gatinhas apenas para trás, mas estás quase, quase a gatinhar para a frente; adoras estar em pé, tanto que às vezes até queres dormir em pé. Como estás muito curioso em relação ao que está à tua volta, pôr-te a fazer as tuas sestas é um verdadeiro trabalho hercúleo.
Com esta idade ainda não tens dentinho nenhum, deves ser como a mamã, que também teve dentes muito tarde. Mas isso até não é mau de todo, dado que a maior parte das tuas refeições ainda vêm directamente da mamã.
Bem, agora que já temos o nosso computador ok, vamos voltar a ser assíduos aqui no blog. Continuo depois, porque tu estás com uma birra enorme, a chorar "baba e ranho".

sexta-feira, novembro 10, 2006

Por causa ...

do nosso computador, da nossa ligação à Internet, a mamã não tem vindo aqui contar as novidades da Bomboca.
Aguardamos melhores dias e oportunidades para actualizar este diário de uma Bomboca em vertiginoso crescimento.

quarta-feira, outubro 11, 2006

O início da ausência

Durante esta semana tens ficado em casa da avó C.. A mamã precisa de se habituar à ideia de que tens de ficar um dia inteirinho sem estar com ela; a avó C. precisa de se habituar às tuas rotinas e tu precisas de te habituar a outra pessoa, que não eu, tens de comer sopinha pela mão da avó (sem fazer fita) e tens de te habituar à casa dos avós.
A mamã precisa de trabalhar e em breve tem de começar, por isso, o melhor é fazer uma transição suave.
Tenho muita pena que estejamos tão longe dos outros avós, adorava que eles também pudessem ficar contigo de vez em quando. Para mim, o ideal seria que os avós partilhassem os cuidados contigo. Espero que mesmo estando menos habituado aos avós maternos, venhas a gostar dos quatro da mesma maneira.
Para mim, esta fase de habituação está a ser lenta, mais do que para ti, creio bem. Detesto estar em casa sem ti, sinto falta dos teus gritinhos, das brincadeiras que temos, do teu sorriso desdentado de cada vez que nos vê aparecer e da Tv sempre sintonizada no canal dos desenhos animados. Desde segunda-feira que passo mais tempo na rua do que em casa e sempre que posso (sem exagerar) vou ver-te.
O papá goza imenso comigo, mas eu não me importo, sei que ele também acha estranho não estares em casa quando ele vem almoçar e também tem muitas saudades tuas.

terça-feira, outubro 10, 2006

Palminhas e pezinhos

(novas proezas)

A nossa Bomboquinha já descobriu como é que se batem palminhas. A mamã descobriu por acaso. Mas o Francisco é tão malandro que só bate palminhas quando lhe apetece, quando lhe pedimos para bater não nos dá a mínima importância.
Para além das palminhas, a nossa Bomboca já consegue levar os pés à boca. Já conseguia agarrar as pernas e os pés, mas ainda não tinha percebido que também conseguia pôr o dedo grande na boca. Bastou que, num destes dias, a mamã lhe desse uma ajudinha para agora repetir a proeza de cada vez que lhe mudamos a fralda ou quando está nu. O pé preferido é o pé direito, será que isto é um sinal de que ele será dextro?

domingo, outubro 01, 2006

Manhãs difíceis

As últimas manhãs da semana que terminou não foram nada fáceis para os papás da Bomboca. Na sexta-feira, então ... depois de ter acordado às 6h da manhã a chorar com toda a força que tinha, sem que o conseguissemos acalmar com a chucha (como de costume, quando acorda mais cedo a chorar), passou um dia inteirinho com apenas duas sestas de meia hora.
Claro que o humor da nossa Bomboca não estava como seria de desejar, por isso passou o dia inteiro a gritar, não sei se por ter sono, ou se por estar com alguma dor de barriga. Enfim, a mamã não conseguiu fazer quase nada do que se tinha proposto fazer e os vizinhos devem ter pensado que alguém lhe estava a fazer mal (é que se ouvia na rua!).
Felizmente a avó C. apareceu e levou a Bomboca a passear. O papá, que os encontrou pelo caminho, contou que a Bomboca estava a morrer de sono, mas não dormiu.
O resultado deste dia de resmunguice foi uma ida para a cama às 20h30, sem resistências.
No dia seguinte (sábado), a alvorada foi de novo conturbada, mas como o dia foi de passeio - de manhã praça e à tarde voltinhas aqui pela vila e supermercado - o Francisco foi derrotado pelo cansaço de sair de casa e encontrar pessoas que se metiam com ele. Assim, as sestas foram reestabelecidas a o bom humor do costume também. Foi caso para dizer: AAAAAleluuuuia!!!!

segunda-feira, setembro 25, 2006

uuuummm, uuummmm

Esta é a nova forma de expressão do nosso Bomboquinha. Passámos dos iniciais bá, bá, bá a uns tá, ba, tá, ta, para agora emitir um som mais parecido com uma vaquinha.
Já lhe dissemos para falar como deve de ser, mas ele acha piada a este novo som, sobretudo quando quer pedir alguma coisa.
Hoje, foi para a cama mais cedo, de tão cansado que estava (não dormiu quase nada durante o dia) às nove da noite já estava "encostado às boxes" e os papás puderam jantar com mais calma, sem uma Bomboca ensonada a pedir colo, a atirar coisas para o chão e a roer tudo o que lhe aparece à frente.

Tudo bem...

com a cabeça da Bomboquinha. Não há hidrocefalia. Sim, a cabeça é grande e existe uma espécie de hidrocefalia externa, mas benigna e o Sr. ecografista disse que irá normalizar com o crescimento.
Ficámos mais descansados, mas ainda quero mostrar as ecografias e o relatório ao pedriatra do Francisco para ficar mais tranquila.

segunda-feira, setembro 18, 2006

Encontros

Um fim-de-semana em grande para a Bomboquinha, cheio de divertimento e de passeio.
Começámos por ir, no sábado, visitar os papás do Thomas e também vimos a tia L. e a D.
A Bomboca e o Thomas estiveram a confraternizar, partilharam uma fralda para roer e até tiveram um pequenino momento de violência, sem consequências graves, é claro.

Foi muito giro ver os dois, nas suas conversas de bebé, embora o Francisco se tivesse mostrado um bocadinho mais envergonhado do que o Thomas. A nossa Bomboca costuma ser bastante palradora, mas não sei se por estar com soninho, ou se por não estar habituada a estar com outros meninos, manteve-se mais caladinha.
Depois de estarmos na casa do Thomas, ainda fomos ver o Pedrinho, mas a esse, o Francisco não ligou nenhuma. O Pedro ainda é muito bebé para despertar a atenção do Francisco, que já se começa a revelar um traquinita.
O nosso sábado já acabou bastante tarde.
No Domingo, demos a nossa voltinha matinal e ao fim da tarde fomos passear à beira-mar. Foi uma grande excitação para o Francisco, que experimentou passear no seu novo carrinho de passeio (o "ovo" está a ficar muito pequeno para esta Bomboca). O resultado desta nova experiência foi um fim de tarde muito divertido para os papás e para o Francisco, que não parou de gritar (de satisfação) durante o passeio todo.

sexta-feira, setembro 15, 2006

7 meses

Nem dá para acreditar que já estás connosco há sete meses!!! Desde que nasceste já te desenvolveste tanto! Passaste de um recém-nascido que dormia imenso e quase não comia, para um bebezão enorme, comilão, muito bem-disposto e simpático.
Aos sete meses já te sentas muito bem, apenas te deixas cair para trás quando já estás a ficar farto de estar sentado no chão e ninguém te liga.
Desde que te viraste sozinho em casa dos avós, tens vindo a melhorar as tuas acrobacias e, muitas vezes, depois de te deixar sentado, encontro-te virado de barriga para baixo na direcção oposta àquela em que te deixei. É claro que com tantas voltas, às vezes, ficas atrapalhado e choras muito aflito até que alguém te vá salvar.
Continuas a adorar companhia e cantoria. Falando em cantoria, descobriste há pouco tempo a boneca Lily do canal Panda e adoras o "Está lá, quero falar com o meu papá....". Assim que a boneca aparece, mesmo que seja apenas um anúncio, ficas vidrado na televisão. Tu não és um menino viciado em Tv, mas adoras os anúncios e as vozes das meninas do programa "6 Teen".
O banho também é um dos teus momentos preferidos. Adoras chapinhar e não há dia em que não dês banho à mamã. Tens um patinho para brincar na água do banho, mas do que tu gostas mesmo é da esponja, achas engraçado espremê-la e até já bebeste alguma água graças a teres conseguido espremê-la junto à tua boca.
Quanto à paparoca, és uma óptima boca, aliás nota-se pelo teu peso. A mamã continua na dar-te mama e adora. São momentos únicos de miminho, mas às vezes também se torna muito difícil, porque tu és bem pesadinho e mexes-te muito.
Enfim, posso dizer que continuas a ser um bebé lindão, bem comportado e muito simpático. Continua a crescer assim e continuarás a fazer os papás muito felizes e babados por terem feito uma bomboquinha tão doce.

quinta-feira, setembro 14, 2006

Pediatra

Ontem voltámos ao pediatra. Tinhamos combinado com o Sr. Dr. que voltaríamos lá este mês para avaliar o perímetro cefálico do Francisco. Na consulta dos seis meses verificámos que a Bomboca tinha dado um grande pulo nos percentis do perímetro cefálico, mas como deu um grande pulo em todos os percentis ficámos de voltar a avaliar a situação.
Assim foi, e descobrimos que realmente ele está a crescer demais.
Pode não ser nada de preocupante, uma vez que o papá também tem a cabeça grande e a avó diz que quando o papá era bebé o pediatra dele também reparou nisso. Mas para tirar dúvidas, o Sr. Dr. resolveu fazer uma ecografia para despistar hidrocefalia.
A mamã ficou logo com "tremeliques"e com o coração muuuuiito pequenino! Não é para menos, sei o que significa e quais podem ser as implicações de hidrocefalia. Não quero que nada aconteça ao meu maior tesouro, quero e sempre fiz todos os possíveis para que fosse saudável e não sofresse.
O papá, é mais racional e, felizmente, acalma a mamã (seria uma tragédia se fossemos os dois tão ansiosos).
Vou tentar não pensar muito no assunto, até fazermos a ecografia.
Quanto ao resto, o Francisco continua bem e a engordar muito bem. Tão bem, que ainda não vai ser desta que lhe vamos dar a segunda refeição de sopa. Vamos até tentar que ele coma quatro vezes por dia e não cinco. Bomboca rechonchuda esta!

quarta-feira, setembro 13, 2006

Fim-de-semana

Então no sábado lá nos fomos despedir do tio M. que vai estar fora de Portugal durante tês meses. Que saudades que ele vai ter do sobrinho lindo!!! Já lhe prometemos a actualização do crescimento da Bomboca através de fotografias. Não vai custar nada a passar, tio, e quando voltares já vou estar mais esperto para brincar contigo.
No Domingo, para animar os avós (que já estão cheios de saudades do tio), fomos almoçar fora e dar um passeio perto da praia.
O Francisco foi o rei da festa, mesmo com sono e num restaurante com tanto barulho, que era quase impossível ouvir a nossa própria mastigação, portou-se às mil maravilhas e atraíu os olhares dos empregados, de alguns clientes e também de outros meninos que por lá estavam.
Mamar na rua continua a ser uma dor de cabeça para a mamã, porque a cada carro que passa, o Francisco decide virar a cara. Concerteza só para se certificar de que era mesmo um carro! A mamã tem de ter uma grande força de braços para poder segurar a Bomboca, caso contrário, com os pulinhos que dá, corremos o risco de ela cair do colo abaixo. É um maluquito, mas um maluquito lindo.

terça-feira, setembro 12, 2006

Computadores

Os computadores são óptimos, foram uma grande invenção (bem como a internet). Mas quando resolvem ter os seus "amokes", não há nada que os faça parar. À custa disso, o blog da Bomboquinha não tem sido nada, nada actualizado. Espero que as manias informáticas deste bicho melhorem.

quarta-feira, setembro 06, 2006

Filho de Deus

(padrinho a derramar baba)

Pois é, a nossa Bomboquinha também já é, formalmente, filho de Deus. A cerimónia do baptizado foi no passado Domingo.
Com outros dois meninos, o Francisco foi abençoado pelo nosso pároco e posso dizer que se portou à altura. A Bomboca só chorou, aliás gritou, quando o Sr. padre lhe deitou água na cabeça. Também não admira, o pobrezito tinha adormecido há alguns minutos quando a água fria lhe caíu em cima!
Foi uma cerimónia bem bonita, porque uma das mamãs faz parte do coro da Igreja, por isso tivemos direito a coro com cânticos bem giros.
Devo também dizer que o Francisco era, de longe, o bebé mais giro, com o seu calção cinzento e a camisa branca com as mangas arregaçadas, quase parecia um homenzinho. Os padrinhos estavam super-babados.
Estava tudo muito giro e bom.
A festa foi uma boa oportunidade para juntar e matar saudades da família. Lá estavam quase todos os tios e primos do papá e da mamã, que também adoram o Francisco. Ah! Também foi um dia cheio de prendas para a Bomboquinha e todas muito giras.

quarta-feira, agosto 30, 2006

Voltámos!!!!

Pois é, depois de muito vírus exterminado e de umas férias na casa dos avós maternos estamos de volta para continuar a registar as tuas aventuras, Bomboquinha.
Temos tantas coisas para contar, que nem sei bem por onde começar, e é provável que muito fique por dizer.
Vamos lá resumir as tuas aventuras.
No dia em que fizeste seis meses, começámos a dar-te sopinha à hora do almoço. O papá veio para casa mais cedo e tudo, só para assistir a mais um grande momento da tua vida e para ajudar a mamã, é claro! A tua reacção à sopa foi óptima. No primeiro dia comeste quase tudo - cá para mim achaste que aquilo era uma brincadeira -, nos dias seguintes, ao início fazias uma careta muito feia, mas com muita paciência da mamã e do papá, comias tudo.
Agora já comes muito bem. A tua sopa tem, neste momento, os seguintes ingredientes: batata, cenoura, abóbora, couve lombarda, alho francês, feijão verde, cebola, nabo, ervilha (sem casca) e azeite.
Na casa dos avós, viraste pela primeira vez sozinho, nem sei como, mas não voltaste a fazer tal acrobacia. Sabemos que és uma Bomboca redondinha, por isso tens mais dificuldade em te mexer e não nos surpreendemos com a raridade das tuas habilidades físicas.
No regresso das férias foste às vacinas, apanhaste a última dose da "Prevenar" e fizeste pela primeira vez reacção. Febre que não baixou, rabujice de doentinho, uma noite mal passada para ti e para os papás, que até te levaram ao hospital, de madrugada. Para a próxima temos de nos lembrar que tu já estás demasiado grande para um supositório de apenas 125 mg.
Bem, prometo continuar a contar as tuas aventuras, mas hoje já é um bocadinho tarde e a mamã também dorme.

quinta-feira, agosto 10, 2006

Consulta dos 6 meses

Lá fomos nós, ao final da tarde (por causa do calor) à consulta dos seis meses. O Francisco só completa meio ano de vida para a semana, mas como para a semana vamos estar em casa dos avós maternos, resolvemos adiantar a consulta.
Então o Sr. Francisco está uma grande homem! (comentário do pediatra).
Já desconfiávamos que estivesse grande e sobretudo gordinho, mas assim tanto!!!! Juro que só lhe dou mama e juro que não como nada de especial para que o rapaz engorde assim tanto. O pediatra ainda pergunta ironicamente: "Ainda não lhe disseram que o seu leite é forte demais, ou que tem de parar de amamentar, pois não?"
Também em altura está a evoluir muito bem: 68,2 cm. Esta é mesmo uma Bomboca grande e bem recheada, que ultrapassa todos os percentis.
Claro que com este andamento nem sequer pensamos em papas, vamos directamente para as sopinhas. Já cá temos o cardápio. Vamos a ver como corre. Sinto alguma expectativa e o pai também.
Continua com os seus problemas de pele e lá vamos nós experimentar mais um creme para a cara. O Sr. Dr. recomendou muito cuidado com as preguinhas, sendo ele tão rechonchudo. Mas está tudo sob controlo, até agora não houve problema, o Francisco tem andado quase sempre nu, apenas sai de casa ao final do dia para apanhar o fresquinho e não suar muito.
De resto está tudo normal com o nosso "pequenote". Temos agora de o ir incitando a fazer exercícios para se sentar e não esperar que ele ande tão cedo, porque com aquela gordurinha toda...
Em suma, excepto quando o pediatra lhe viu os ouvidos e a boca, A Bomboca portou-se lindamente. No final da consulta até foi premiado com um momento de observação das árvores a abanar com um ventinho fresquinho, um passeio pela fresca e um momento de explanada com os papás.

quarta-feira, agosto 09, 2006

Pequeno passo para a Bomboca, passo gigante para os papás

Ontem, pela primeira vez, o Francisco dormiu sozinho no seu quartinho. Não estávamos a pensar colocá-lo já a dormir lá, queríamos que ele se habituasse primeiro ao quarto. Mas a mamã decidiu limpar e arrumar o quarto, entusiasmou-se e colocou logo a cama do Francisco. Assim não "doeu" quase nada, não houve desculpas.
Acabou por correr muito bem, tão bem que foram quase 12 horas seguidas a dormir. Claro que houve o biberãozinho da noite, mas a dormir.
Na verdade, para o Francisco, este foi mesmo um pequenino passo, do qual nem sequer se lembrará no futuro. Porém, para nós foi o primeiro grande passo na direcção da independência da Bomboca relativamente a nós.
O nosso bebé está a crescer e esta é a sua primeira saída do ninho, uma fase no seu processo de crescimento. Outras fases virão e todas elas nos darão muita alegria, mas também um sentimento de que ele caminha a passos largos para a autonomia (e ainda bem) e que deixará de ser o nosso bebé.

É a terceira vez que escrevo este post RRRRRRR. Espero que seja desta!!!

sábado, agosto 05, 2006

Tosse fingida

A nossa Bomboca está a tornar-se num palhacinho! Acha muita piada fingir tosse e deve achar mesmo engraçado aquele som a sair da sua garganta, por isso, adora meter-se connosco a tossir e como nós rimos, ele ainda faz pior. Já algum tempo que sabia fingir a tosse, mas só agora descobriu que podia ter piada. Para além disso, depois da tosse, faz aquele sorriso irresistível, como que a querer dizer "Óh pra mim tão engraçado e charmoso!". Começa cedo esta Bomboca!!!

terça-feira, agosto 01, 2006

Mãos e Pés

Apesar de já conseguir agarrar bem as coisas e de ter uma boa coordenação visão-tacto, a nossa Bomboquinha parece ter redescoberto as mãos. Primeiro foi a esquerda. Um belo dia reparou que ela estava lá e que abria e fechava sempre que ele quisesse, sem ser preciso agarrar em alguma coisa. Agora encontro-o muitas vezes a olhar para a mão abrindo-a e fechando-a, como se aquilo fosse a coisa mais impressionante do mundo. Recentemente foi a direita e com esta ainda está só na fase de olhar para ela, quando está aberta.
Já os pés são outra história.
Por ser uma Bomboquinha bem redondinha, a barriguita não dava oportunidade para que o Francisco reparasse naquelas duas coisas que estão lá em baixo. Mas com a ajuda dos papás foi-se apercebendo de que aquilo lhe pertencia e agora, sempre que lhe mudamos a fralda ou lhe damos banho, adora mexer nos seus pezitos. É certo que a mamã e o papá dão uma ajuda, porque empurram as pernas até ao seu alcance, mas o mérito da descoberta e do toque é todo do Francisco.
Estas descobertas devem ser super-emocionantes para ele, para nós são a prova de que o nosso bebé está a crescer bem, o que nos deixa muuuito felizes e babados.

sábado, julho 29, 2006

Coisas de que gosta uma Bomboca - cont.

Os gostos da nossa Bomboquinha não se têm alterado muito, mas têm-se refinado. Vejamos:
Gosta cada vez mais de dormir agarradinho à fralda e agora não prescinde dela apenas para dormir, mas também para mamar. Enquanto mama, agarra-se à fralda, gesticula com ela para cima e para baixo e passa-a pela cara inúmeras vezes.
As cabriolices continuam a ser a coisa que mais o faz rir, as suas preferidas são as mordidelas (sobretudo na barriga) e as festinhas que os papás o ensinam a fazer com as suas próprias mãos. O Francisco adora fazer a lenga-lenga da "bichinha gata ..." e delira com a parte final do "sape, sape, sape".
Quanto ao banho, a fase do Spa está a passar para se instalar a fase da piscina, ou seja, já não tem uma atitude passiva a tomar banho (excepto quando está a cair de sono), mas descobriu que as mãos e os pés podem ter a importante função de chapinhar e molhar a mãe, o pai e o quarto quase todo.
A Bomboca tem vindo a descobrir um novo gosto, o de ver as árvores e as flores a abanar com o vento. Pode ficar muito tempo (no cronometragem de um bebé) a olhar para uma árvore, quanto mais verde melhor.
Ah e claro, o nosso bebé vadio adora passear no seu carrinho, nem que seja para dormir uma sonequita de rabinho tremido.

Bomboquinha vadia

Durante as férias, a nossa Bomboca aprendeu que andar na rua é muito bom. Resultado: nos primeiros dias depois das férias, o Francisco estava mais birrento do que nunca. Claro, a mamã não saiu de casa com ele!!!
Assim, na quarta e quinta-feira saímos de manhã e à tarde. Logo que o colocava no carrinho para ir à rua, acabavam-se as birras e os choros. Está a ficar tão inteligente, o meu bebezinho!
Para além da vontade de andar na rua, o Francisco também aprendeu que é maravilhoso estar o dia inteiro com a atenção dos papás e dos tios e ... estar sentado ao nosso colo (uma excelente varanda para o mundo). Agora, apenas fica uns minutos sozinho começa um berreiro que até se ouve na rua!!!
Ontem consegui controlar (mais ou menos) esta vontade de companhia. O Francisco passou grande parte da tarde no chão com os seus brinquedos por perto. Por vezes tentava que ele se mantivesse sentado, apoiado numa almofada de amamentação, mas durava pouco tempo porque a Bomboquita ainda não se aguenta muito bem sentada, só se tiver a ajuda de alguém.
Ainda assim, acho que o dia foi bastante calmo e com bastante menos birras do que no início da semana.
Adoro quando a minha Bomboquinha está bem-disposta e feliz, sem choros nem birras.

sexta-feira, julho 28, 2006

Fim de férias


Acabaram. Estamos de volta. Já cá estamos quase há uma semana, mas ainda não deu para actualizar os posts.
Foi uma semana e tanto, cheia de novidades para a nossa bomboquinha. As primeiras idas à praia foram um sucesso; não estranhou a areia nem a água nos pés; ficou mesmo espantado com o mar. Aquela imensidão de água, o barulho e as ondas (tanta coisa para um bebé que está agora a descobrir o mundo)!!!

No aldeamento, a piscina também prendeu a atenção do Francisco: o barulho das pessoas e dos meninos que lá estavam, mas sobretudo o reflexo da água e os momentos passados na esplanada. Este meu filho está a tornar-se num chiquérrimo!
Como estava muito calor, as idas à praia resumiram-se a duas ou três, mas isso não significou menos divertimento para o Francisco, porque os tios foram connosco e a Bomboca teve agitação e atenção completa, praticamente durante o dia inteiro.
Os papás é que não aproveitaram tanto como costumavam aproveitar, porque as necessidades do nosso bebé são mais importantes do que tudo o resto. Ainda assim foi indispensável a ajuda dos tios que adoraram fazer de baby-sitter e babaram imenso com o sobrinho.

sexta-feira, julho 14, 2006

Amanhã

Já é amanhã ao fim do dia que começam as nossas férias. Mal posso esperar! Espero que sejam uns dias relaxados na companhia do papá e dos tios, mas sobretudo do papá. É mesmo outra coisa quando ele passa os dias connosco. Muito melhor.
Ainda tenho as tralhas todas para arranjar. Nem quero pensar na quantidade de coisas que temos de levar para o Francisco.
Não estaremos cá, mas fica prometido que vou tirar umas notas, para que depois possa contar como foi, sem aldrabices.
Boas fériaaaasss.

quarta-feira, julho 12, 2006

Estão a chegar..

as férias no Sul, onde há calor e água quente. Pelo menos é o que espero.
Vão ser as primeiras férias da nossa Bomboca, vai ser a primeira vez que vai fazer praia (claro que com cuidado), vai ser a primeira vez que estes papás babados vão experimentar a saga de ir de férias com uma criança (ai a tralha que vamos levar!), também vai ser a primeira vez que o nosso timing para ir à praia vai ser diferente. Vamos ver como corre, será que vamos ficar mais cansados do que se ficássemos em casa?
Vamos passar uma semana com os tios, o que permite que ele se habitue mais a eles, para que estes possam matar saudades e brincar à vontade com o sobrinho lindo.
Para já o Francisco já está mais que apetrechado: os tios deram uma toalha de praia super gira, também já temos o protector 60, calções e t-shirts também não lhe faltam. Agora só falta ver qual vai ser a sua reacção àquela imensidão de areia e de mar. Estou curiosa.
Já me ia esquecendo da boa notícia dos últimos dias: a Bomboca deixou de chorar a ver os avós (já não era sem tempo e espero que seja de vez).

Visitas

Hoje (que já foi ontem) tivemos cá em casa uma menina muito gira. Tem um ano e é super mexida, anda por todo o lado, tem uma grande curiosidade por todas as coisas que vê, ou seja, quer mexer em tudo (o normal para uma criança desta idade).
Já me estou a ver, daqui a quase meio ano, a andar atrás do Francisco para todo o lado e a fazer o papel de má da fita. Sim, porque as mães é que são as mazinhas, que não deixam fazer nada e então com um papá bonzinho como é o do Francisco!!!
Por enquanto a Bomboca continua a ser um anjinho, no fim-de-semana fomos a casa da tia S., que já não via o Francisco há quatro meses, já só falta voltar a ver a tia C.!
A S. e a C. não são exactamente tias do Francisco, mas a mamã considera-as quase como irmãs. Apesar de não estarem muito perto, é com elas que a mamã desabafa sempre que a coisa não anda muito bem e elas sabem que a mamã também está sempre pronta a ajudar. Por isso, desde o momento em que a mãe soube que tu vinhas aí, a S. e a C. passaram oficialmente a ser tias do Francisco. Acho que elas não se importam ;).

sábado, julho 08, 2006

Dores de barriga

As dores de barriga, felizmente não chegaram à Bomboca, o mesmo não se pode dizer da diarreia, que parece estar a chegar. A minha, finalmente, passou. Isto significa, que para ele também não deve faltar muito para a passar.

Sons engraçados

Quem me dera que o blog pudesse ter som. Depois de uma grande birra porque o sono está a chegar e porque o pai e a mãe não estavam a falar com ele, a Bomboca lá se conseguiu entreter sozinha.
Como? Eu explico: agarrado à fralda (agora companheira inseparável), agarrado à chucha, mas não com ela na boca, porque na boca estão as mãos, isto quando não se está a cuspir e babar todo, a fazer brrrrr. Às vezes parece um macaquinho, com a língua de fora e a fazer brrrrr. Para quem não está a ver o lindo estado em que ficam as t-shirts o som é mesmo engraçado e até provocador.
Os sons que ele faz são mesmo engraçados, mas este brrrr... todo cuspido é o vencedor, depois também temos uma espécie de "colho, colho, colho...", que é feito com a chucha na boca, mas só com rabugice pelo meio; e há ainda as grandes conversas consigo próprio e connosco e os benditos guinchinhos de felicidade, que quase nos põem surdos quando estamos desprevenidos.

Banho novo

Um dia de boa disposição e pouca rabugice, como tem sido raro nos últimos tempos.
A Bomboca, hoje, entreteve-se na cadeirinha, com as suas conversas com a fralda, com os armários da cozinha e comigo, com quem se metia, de vez em quando. Só agora já mais à noitinha começou com as suas crises: primeiro o sono, depois a fomita. Mas após o banho e um biberão de leitinho foi para a cama já a dormir e sem se dar conta.
A hora do banho foi uma novidade. A caldeira cá de casa está a "pifar" outra vez, então tive de aquecer água para o banho da Bomboca, e andar com panelinhas para a frente e para trás a temperar o banho. O progresso realmente torna a vida mais fácil!
Estou a todo o momento à espera de uma crise de dores de barriga, é que os desarranjos intestinais chegaram à barriga da mamã e, por tabela, o Francisco sujou hoje mais fraldas do que é costume. Felizmente não deve ter tido as dores que a mamã teve de madrugada, caso contrário a disposição não seria tão boa. Espero que não chegue a ter. Espero também que a mim me passe o mais rapidamente possível.

sexta-feira, julho 07, 2006

Fase chata

Pois é, a Bomboca está a passar uma fase um bocadinho chata (para nós papás).
Passo a explicar: o Sr. Francisco agora decide chorar até se fartar sempre que vê a avó C., o avô J. e também chora um bocadinho com a tia. Não percebo, parecem ser os únicos com quem ele chora. Normalmente faz um sucesso de simpatia com as outras pessoas e mesmo com os outros avós (que vê muito menos vezes), mas com estes pobres avós não tem sido muito simpático. O que será?
Para além disso, tem estado um bocadinho birrento, só conseguimos que ele sossegue depois de comer, quando está a dormir, com muita conversa - pode ficar horas a ouvir-nos falar e cantar - ou ainda a cuscar todas as coisas da casa (adora os quadros africanos que temos cá em casa, sobretudo o que tem galinhas).
Enfim, espero que seja uma fase passageira. É que, na verdade, quando o rapaz começa a chorar é muito difícil acalmá-lo e depois, mesmo que esteja a passar, fica muito irritadiço e volta a chorar à mínima coisa.
Detesto vê-lo chorar; a máxima do "chorar também faz bem" não é boa para mim.
Confesso que posso parecer demasiado protectora e corro o risco de levar o epíteto "Mãe-Galinha", mas não é assim que deve ser? Não é verdade que as mães tentam sempre proteger as suas crias? Só depois de se ser, se percebe! E há tantas coisas que só se percebem e se sentem depois de se ser mãe...oh se há!

segunda-feira, julho 03, 2006

Regresso

Estamos de volta, após alguns dias de ausência durante os quais tivemos alguns acontecimentos sociais a que o Francisco assistiu. Aqui vai o relato.

Quinta-feira: Feriado aqui na terra. Fomos os três almoçar numa explanada junto à praia. O Francisco portou-se lindamente até começar a ter sono. (Quando chega o sono o rapaz esfrega-se, precisa de ter uma fralda por perto, a chucha e mais alguma coisa que as mãos possam apanhar, normalmente as mãos da mãe ou do pai, se estiverem por lá a ajudar a Bomboca a não perder a chucha.) Demos ainda uma voltinha na praia, que fez com que o soninho fosse logo embora. À tarde a intenção era comprar uma roupita nova para a Bomboca levar ao casamento, mas o pai "adora" fazer compras!!!! Desisti, comprei depois.

Sexta-feira: Arrumar as coisas para um fim-de-semana em casa dos avós maternos (Yeeeeee) com casamento à mistura. Comprámos (melhor, a avó comprou) uns calções novos para a Bomboca. Claro que teve de ser para 6 meses. Com aquela barriguita não se brinca!!! Ao fim do dia lá rumámos em direcção ao Litoral Norte, depois de termos dado banho e leitinho ao Francisco. Quando chegámos vestimos-lhe o pijama, demos-lhe o biberão com leitinho e ele nem sequer deu conta.
Ahhh, os avós compraram uma maravilhosa cama de viagem para a Bomboca; os papás foram um bocadinho azelhas a montá-la, mas o avó, que é um ás do bricolage, montou-a em 2 minutos e lá ficaram os pais de boca aberta (aaaaahhh, então é assim! Mais fácil do que pensávamos.).

Sábado: Um pouco mais a Norte (Famalicão), o belo do casamento. O Francisco portou-se lindamente para um bebé de 4 meses e meio. Os meus receios de que não mamasse por se tratar de um local diferente (o Sr. Francisco é muuunto cusco) não se confirmaram e, não sei se dos ares do Norte, mamou com uma vontade que ultimamente não tem tido.

Domingo: Em casa dos avós a descansar. Fizemos um churrasco e uma tia da mamã apareceu. O Francisco adorou-a (a tia da mãe, como a mãe, também faz muitas cabriolices ao Francisco) e hoje ainda se portou melhor do que ontem; voltámos a experimentar dar um bocadinho de água com a colher, mas a reacção continua a ser de estranheza. Teve muitos miminhos, muita conversa e atenção, enfim, tudo o que um bebé pode querer. Ah, esta Bomboca está quase a virar.

terça-feira, junho 27, 2006

Porquê?!!!

Estou aqui a actualizar os meus posts, com o Francisco ao lado e pergunto a mim própria:
Porque será que ele sabe tirar a chucha da boca, mas não sabe voltar a pôr?
Porque será que quando tem sono decide fazer uma grande birra em vez de fachar os olhos e dormir? É tão fácil!
Porque será que descobriu que tem cordas vocais e agora apenas as quer pôr a funcionar com berros?
Acho que são perguntas para as quais nunca vou conseguir respostas.
Enfim, esta nossa Bomboca está a ficar muito esperta e manhosa, porque os berros só param quando falamos com ele, lhe cantamos ou lhe damos qualquer tipo de atenção.
Muito exigente....

segunda-feira, junho 26, 2006

Fim-de-semana

O fim-de-semana correu muito bem (se não tivermos em conta a birra de Domingo à tarde). Não houve reflexos da vacina, nem febre, nem sonolência, nem uma grande rabugice, apenas um carocinho na perna que, mesmo tendo aplicado gelo, ainda não desapareceu.
No sábado, depois do almoço fomos dar a voltinha do costume; foi uma volta pequenina (ao café da esquina), mas suficiente para encontrarmos algumas pessoas, que se meteram com o Francisco.
Já sabíamos que a nossa Bomboquinha era um anjo, mas ficamos deliciados quando ouvimos coisas como: "O quê, ele dorme a noite toda?! Não precisam de dar mama a meio da noite?!". Realmente temos muita sorte, além de termos um bebé muito lindo, temos um anjinho, que não chateia quase nada.
Bem, agora vem a parte pior. Sempre depois dos grandes elogios, o Francisco decide que fazer birras também é bom para os pais não se habituarem muito às coisas boas.
No Domingo, a mãe e o pai precisaram de fazer compras para um casório. Depois das compras feitas, fomos visitar os tios e aí é que foram elas; não sabemos se foi do Centro Comercial ou apenas porque lhe apeteceu, o menino Francisco decidiu que ia chorar durante o lanche e maior parte da estadia em casa dos tios. Não houve mama, nem fralda limpa, nem brincadeiras dos tios que o acalmassem. Só acalmou depois do banho tomado, da barriguinha cheia e Zzzzzzz....

sábado, junho 24, 2006

Coisas de que gosta uma Bomboca

Tomar banho: adora, parece que está num SPA, todo esticado a apreciar a água morninha e as mãos da mãe a passar o gel de banho e quando está mesmo bem disposto já sabe como é bom chapinhar na água. Quando lhe lavamos as costas, quase que dá pulos.

Adormecer na sua cadeirinha BabyBjorn agarrado a uma fralda (essencial) e com a chucha na boca.

Cabriolices: só gosta de brincadeiras que impliquem abanar com força (o pai põe-no em cima da cama e abana o colchão); mexer com muita energia nos braços (tocar guitarra - como diz o pai) e nas pernas; levantá-lo no ar (mesmo que ainda seja muito cedo para o fazer); abaná-lo; adora agitar os braços e as pernas sempre que lhe estamos a mudar a fralda, quando o deixamos na cama a ouvir o mobile.


Adora que lhe cantemos. Qualquer coisa serve, mas se forem músicas infantis e sobretudo: "Naquela linda manhã, estava a brincar no jardim..." é remédio santo, acaba-se qualquer rabugice que possa ter.

(Acho que esta lista ainda vai ser acrescentada e sofrer alterações, mas crescer é isso mesmo: descobrir coisas novas)

sexta-feira, junho 23, 2006

Vacinas - continuação

Desta vez é que foi. A nossa bomboquinha lá apanhou as suas vacinas, quase sem chorar.
Aproveitámos o facto de não estar muito calor e, depois de termos ido à Farmácia levantar a vacina da meningite, fomos a pé até ao Centro de Saúde.
Afinal até foi bom termos ido hoje, porque não estava lá quase ninguém. Acabei por perceber que todas as mamãs vão à vacina com os bebés no dia que a Sr.ª enfermeira anota no Boletim de Vacinas (eu também o fazia). Mas a verdade é que podemos ir depois desse dia. A anotação significa que o bebé pode levar vacina a partir desse dia e não apenas nesse dia.
Agora já sei: para a próxima vou depois.

Terapia

Continuamos com a terapia de choque relativamente às saídas. Esta manhã o Francisco foi com a mãe ao cabeleireiro (finalmente cortei o cabelo) e depois à peixaria. A simpatia voltou, riu para todos os que se metiam com ele, excepto quando estava a dormir, é claro. É mesmo assim, não quero que te tornes num bichinho do mato, é muito mais giro continuares a ser uma bomboquinha.
À tarde voltámos a sair, fomos num instantinho ao supermercado e, mais uma vez, lá sorriu a quem lhe falou. Pusemos pela primeira vez um boné que foi oferecido e que é bem giro, mas que já não serve muito bem. Vamos ver se tem remédio, se conseguir dar um jeito ao elástico, talvez dê para pôr mais vezes.
Outra curiosidade: como de costume (sempre que vou sozinha com ele ao supermercado) o Francisco foi no porta-bebés, mas a mamã reparou que esta bomboca está mesmo a ficar muuuito rechonchuda. Então não é que tive alguma dificuldade em apertar o porta-bebés! E desconfio que o rapaz também se deve ter sentido um bocadito apertado, porque se bolsou umas duas vezes depois de já ter comido há uma hora.
Se continuar assim, vamos deixar de poder usar o porta-bebés, é que não deve ser nada agradável para ele.

quarta-feira, junho 21, 2006

Vacinas

Hoje foi dia de vacinas, mas o Francisco não chegou a apanhar nenhuma. Então não é que se esqueceram de me dizer que tinha de comprar a vacina da meningite outra vez! Ou talvez eu é que deveria ter comprado, porque se a primeira dose não foi gratuita, a segunda também não deveria ser - mãe despistada!!!
Então lá fomos nós para o Centro de Saúde, enfrentar uma fila enorme de bebés, crianças (as matriculas estão aí e exigem boletins de vacina em dia) e adultos para vacinar.
É assim todos os meses. Só ainda não percebi por que razão não há mais enfermeiras a dar vacinas, ou então porque marcam os bebés todos para o mesmo dia. Encontro sempre as mesmas pessoas, por isso parto do princípio que as enfermeiras marcam tudo para o mesmo dia. Será?!
Assim, voltamos ao Centro de Saúde na sexta-feira, pode ser que tenhamos mais sorte na fila. Também me parece que quanto mais cedo vou mais tempo lá estou à espera.

terça-feira, junho 20, 2006

Resmunguices

Isto de termos fins-de-semana agitados faz com que não sejamos tão assíduos na actualização do blog. No sábado tivemos uma festa e o Francisco levou cá um banho de gente!!! Nunca tinha estado no meio de tanta gente, nem tinha sido o centro das atenções de uma tão grande quantidade de pessoas. Resultado: a certa altura ficou um bocadinho aborrecido e decidiu começar a gritar sempre que alguém desconhecido se metia com ele, depois adormeceu, como quem diz (não me chateiem mais).
O mau humor durou até Domingo. Os pais foram visitar uns amigos que também têm um bebé (este já tem um ano) e o Francisco, ao contrário do que é costume, foi muito pouco simpático e assim que o outro menino gritou, enquanto estava a brincar, resolveu começar a chorar. Vá-se lá perceber este rapaz sempre tão risonho e simpático.
Ontem e hoje os humores já voltaram a estar melhores. A mamã decidiu aplicar um tratamento de choque: o Francisco passa a sair de casa todos os dias.

quarta-feira, junho 14, 2006

Rapagão

E já cá cantam quatro meses! Estás a crescer tão depressa, que já temos algumas saudades de quando eras mesmo bebezinho, ainda que estejas cada vez mais giro, desperto e interactivo!
Pois é, lá fomos hoje ao Sr. Pediatra e ... o Francisco está óptimo "vê-se a distância"! Bem disposto como sempre, nem sequer resmungou porque não o deixámos dormir a sua sestinha.
A constipação está a passar (a da mamã ainda vai a meio e a do papá está agora a começar), não há dentes à vista, todos os teus sentidos estão alerta, estás a crescer a um bom ritmo. E a engordar a um ritmo ainda maior!!!
8040Kg!!! Ainda bem que fui persistente e decidi que, custasse o que custasse, era mesmo só mama que te queria dar. Ah, também não posso esquecer a fisioterapeuta V. - o meu guru da amamentação - que me ajudou a ter a confiança necessária para o fazer. Agora, a correr assim tão bem, vou poder alimentar-te exclusivamente com o meu leite até aos seis meses. Quem disse que o leite materno podia ser fraco?!!! Acham, com este peso?!
Hoje a mamã também ficou surpreendida com a tua primeira grande gargalhada, e sem soluços!!! Já tinhas experimentado como era dobrar o riso, mas nunca durante tanto tempo! Que pena que o pai não estava cá para ver. :(

terça-feira, junho 13, 2006

Narizes vermelhos

Arrepios de frio, dores de cabeça, narizes vermelhos e fungões...esta é a realidade da nossa família. Agora o Francisco pegou-me a constipação!!! E eu que quase não saio de casa! Como é que fomos ficar assim?!
Enfim, esperemos que isto passe entretanto.

segunda-feira, junho 12, 2006

A crescer

Apesar de doentinho continuas bem disposto e sorridente. O que é muito bom para nós papás, já que podemos continuar a babar com o teu sorriso, e ficamos um bocadinho menos preocupados sempre que ele aparece.
Pois é, agora já agarras em tudo com as tuas mãozitas e experimentas com a tua boca para ver se é mesmo a sério, se sabe bem, se é grande, pequeno, redondo, enfim, estás a descobrir os objectos que te rodeiam e que podes alcançar com as tuas pequeninas mãos.
Mas o que tu preferes mesmo fazer é pôr as próprias mãos todas dentro da boca e morder. Estou até desconfiada que o teu primeiro dentinho deve estar a preparar-se para dizer olá a este mundo! Será?!!!

Primeira constipação

O palpite de uma constipação revelou-se certeiro. A Bomboquinha esteve toda entupida no fim-de-semana e a tosse começou a soltar-se ontem.
A mamã detesta pôr soro fisiológico no narizito da Bomboca, mas tem mesmo de ser!!! É que aquilo deixa que tu respires melhor e até te deixa fazer umas sonecazitas maiores para compensar o que não consegues dormir durante a noite.
Ainda bem que a consulta com o pediatra é já quarta-feira (se ele não decidir tirar esta semaninha de férias)! É que quando ele te observar, a mamã fica mais sossegada quanto a todas as preocupações que têm andado a passear na cabecita.

sexta-feira, junho 09, 2006

Preocupações e dúvidas

Porque é que agoras tens comido tão pouquinho e não demonstras apetite quase nenhum??? Dessa maneira preocupas a mamã!
Acho que na última semana perdeste até algum peso. Que seca!!! Ainda por cima eu tenho leite que chega e sobra para ti. Será que foi da febre, será que é do calor, será que é mesmo assim, à medida que vais crescendo vais-te habituando a comer menos vezes?
Uma mãe tem tantas dúvidas. A única coisa que queremos é tratar bem dos nossos bebés de modo a que se sintam sempre bem. Não é pedir muito, pois não?
Ainda bem que para a semana vamos ao senhor pediatra. Assim ele já pode ver se está tudo bem e descansar a mamã.

Primeira febre

Tanta moleza tinha alguma razão de ser. O Francisco teve anteontem a sua primeira febre e o seu primeiro contacto com um supositório.(baghhhh!)
Não chegámos a saber bem o porquê da febre, suponho que deva estar um bocadinho constipado, porque às vezes tem um bocadinho de tosse, ainda que seja seca; porém, para já, não tem nada a sair pelo nariz, apesar de, enquanto dorme, parecer entupido.Veremos.
Ontem de manhã ainda estava um bocadinho molinho, mas à tarde já esteve a brincar com a mãe, que ficou muito mais aliviada e menos preocupada.
Durante a noite fez uma maratona de sono e dormiu quase nove horas seguidas!!! Foi um valente.

quarta-feira, junho 07, 2006

Bomboca mole

Hoje temos uma bomboquinha bem molinha, quase a derreter! A moleza é tanta que tem passado parte do dia a dormitar e quando não está a dormitar, faz umas birrinhas ou então fica apático a olhar para o vazio, numa atitude de "mas que seca, quando é que vou poder sair daqui para começar a fazer coisas mais interessantes!!!".
Durante a manhã até não foi mau, estivemos a rir os dois até ficar com soluços.
Pois é, depois de aprender a comer e não ter soluços depois, chegou a altura de aprender a rir sem engolir ar. Mas como esta coisa do rir ainda é muito recente, por isso ainda vamos ter umas crises de soluços e zangas depois.

terça-feira, junho 06, 2006

Passear ao fresco

Este calor anormal não nos deixa sair de casa, por isso só às 8h da noite é que fomos dar uma voltinha. Aproveitámos que o pai foi ao pão, e fomos ter com ele depois do Francisco ter mamado. Já estava bem mais fresquinho na rua e o rapaz pode apreciar à vontade o que se passava.
Como sempre foi muito simpático com as pessoas que falavam com ele, mas a campeã continua a ser a nossa vizinha, que consegue arrancar grandes sorrisos ao rapaz.
Dentro do porta bebés esta bomboca curiosa, que agora consegue segurar cada vez melhor a cabecita, parece uma tartaruguinha a espreitar para fora da casca e a ver o mundo que espera por ela.
As manias também têm lugar no crescimento, por isso, o Francisco continua a enfiar as mãos pela boca adentro até se babar todo e ficar com os deditos todos engelhados. Mas quem é que lhe diz que a chucha tem o mesmo efeito e assim não estraga os deditos!!!

segunda-feira, junho 05, 2006

Riso dobrado

Depois de ter dormido tanto esta noite e de ter tirado umas boas sonecazinhas durante a manhã, estava, obviamente bem-disposto da parte da tarde. Se não contarmos o tempo que esteve a mamar e mudar a fralda (hoje excedeu-se!!!), brincámos bastante.
Agora, o Francisco tem um amigo novo, o Nattou, é um boneco todo colorido com um chocalhinho lá dentro. Parece despertar o interesse da nossa bomboquita que, depois de olhar para ele com um ar muito excitado, já consegue agarrá-lo. Mais uma evolução!
Mas o que tem mesmo piada é fazê-lo rir, porque se estiver mesmo satisfeito e com vontade já dobra o riso. E se já sentíamos vontade de sorrir com ele, agora o nosso riso acompanha o dele e também dobra.
É o máximo! É lindo (ainda por cima faz umas covinhas tão giras)!!! Esta bomboca é mesmo um quebra-corações.

Piquenicar

Ontem foi um dia em cheio. Tal como o pai anunciou, o Francisco fez seu primeiro piquenique. Que emoção que foi!!!
As copas dos pinheiros e as pinhas, vistas cá de baixo e com olhos de quem as vê pela primeira vez na vida, são algo de extraordinário. Como será que aquilo foi parar ali a cima?!! (Será isto que ele pensa?). A excitação era tanta que, na hora de mamar, nem se conseguia concentrar com tanta coisa nova para onde olhar.
Depois de os papás terem comido a sua merenda, o Francisco fez uma bela soneca ao ar livre.
Para terminar, os papás foram comer um gelado à beira-mar sob o olhar atento e curioso do Francisco (Será que aquilo é bom? Deve ser, eles estão com um ar tão satisfeito!!!).
Quando o dia chegou ao fim, em resultado de toda a emoção de um dia passado ao ar-livre, o banho foi dado já o Francisco estava K.O.; o leitinho bebeu a dormir.
Em suma, sete horinhas seguidas a dormir. Temos de ir ao campo mais vezes!!!

sábado, junho 03, 2006

3 de Junho

No primeiro texto do pai babado, queria felicitar a mãe babada pela excelente ideia de ter criado um blog para o nosso bomboquinha.
Voltando ao Francisco, hoje teve um dia de convívio com a família. Foi almoçar à casa dos avós com os papás e os tios. A seguir a ter mamado, dormiu uma grande soneca junto de toda a família. O almoço foi ao ar livre, por isso nos momentos em que esteve desperto, pôde escutar com mais atenção o piar do passarinhos, o ladrar do Becas e admirar as flores do jardim da avó.
Amanhã, se tudo correr bem, o Francisco vai fazer o seu primeiro piquenique.
Então, até amanhã.
O papá babado.

Coisas boas

Sabem aquela lista de coisas boas e inigualáveis, como estar na cama ao som da chuva, ou sentir borboletas no estômago por um motivo especial?
Essa lista está incompleta, a ela deveria juntar-se: o cheirinho de bebé (inexplicável) e a pele macia (como nunca mais se tem) de bebé, são das melhores coisas do mundo, sobretudo quando o bebé é nosso e no pacote também está incluído um sorriso de fazer derreter qualquer coração de mamã babada. (Claro que os litros de baba aumentam consideravelmente!!!).
Depois há a beleza de ver uma bomboca a fazer as suas próprias descobertas.
Agora são as mãos, começa a aprender que elas servem para agarrar e como o rapaz é muito calorento, adora mostrar a sua barriguita, puxando as t-shirts para cima, com as mãozitas.
Para grande alegria dos papás, já brinca com os bonequinhos do tapete que eles compraram no Toys'r Us. Falta agora conseguir pôr a chucha na boca sozinho, porque tirar já tira, mas mesmo assim ainda é um bocadinho desajeitadinho. Lá chegaremos.

quinta-feira, junho 01, 2006

01 de Junho

Hoje é o primeiro dia da criança da tua vida e eu espero que possas dizer, um dia mais tarde, que a tua infância foi um grande Dia da Criança.
Por enquanto ainda não ligas muito a essas coisas, apenas queres miminhos, barriguinha cheia, fraldinha limpa e colinho da mamã e do papá; quando cresceres mais um bocadinho vamos tentar fazer com que este dia se torne especial pelos momentos que passaremos os três juntos, e não por ser um dia em que se podem receber mais umas prendinhas.
A mãe não se lembra muito bem como eram os dias da criança da época dela, com certeza se fazia alguma coisa na escola, mas nada foi tão emocionante para ter ficado na memória, espero que tu possas dizer o contrário.

quarta-feira, maio 31, 2006

Maio acabou :)

Ainda ando às aranhas com esta coisa dos templates. Espero que isto seja semelhante à maternidade: à medida que o tempo passa vamo-nos tornando profissionais.
O Francisco faz-me companhia na cadeirinha BabyBjorn, mais uma das maravilhas suecas, que os amigos do papá (em boa hora) se lembraram de oferecer. Está a dormir já há um bocadinho (mais ou menos duas horas).
Hoje a avó Céu veio visitar o menino e ficou a tomar conta dele, enquanto a mamã foi comprar mais fraldas e outras coisitas. As idas ao supermercado continuam a ser a coisa mais excitante que tenho feito fora de casa!!! Mas felizmente Maio acabou e agora vamos voltar a ter o pai por inteiro; durante este mês temos de dividi-lo com os Modelos 22.

Detesto Maio!!!

terça-feira, maio 30, 2006

Conversas de sofá

A estas horas, o Francisco está no sofá, com o pai (estamos a fazer tempo para lhe dar banho e paparoca) e não se cala. Está para ali a falar no seu melhor bebelês! Como já está a ficar com muito soninho às vezes zanga-se um bocadinho e grita, só para que saibamos quais são as suas verdadeiras convicções.
O pai faz os possíveis para que ele não durma, mas está a ser muito difícil.

Sestinhas

O Francisco, normalmente, dorme soninhos muito pequeninos durante o dia. Mas nos últimos dias, provavelmente por causa do calor que se tem feito sentir, tem dormido bastante. Isso, por um lado é muito bom, porque descansamos os dois (às vezes eu também faço as minhas sestinhas) e ele cresce mais um bocadinho, mas ... por outro lado, já sei que o soninho da noite encurta um bocadinho.
Esta bomboca às vezes surpreende os papás com sonos nocturnos de 7 horas seguidas!!! O recorde dele foram 8 horas! Mas o mais frequente é serem 5h30, 6. Já não é mau! Nada mesmo, se pensarmos que há pobres pais que não conseguem dormir nada durante a noite.

segunda-feira, maio 29, 2006

Cú-cú

Está é uma novidade que a minha mamã resolveu experimentar.
Assim, este vai, provavelmente, passar a ser um futuro diário da minha, ainda muito fresquinha, vida de bebé.
Eu chamo-me Francisco, sou um bebé lindo e simpático (é o que costumam dizer-me!!!) e a minha mamã está tão babada comigo que resolveu dar-me a conhecer ao mundo.
Nasci no dia dos Namorados, sem que os meus papás fizessem conta com isso. Assim, fiz-lhes uma surpresa, tiveram uma prenda que nunca mais vão esquecer e ... não os fiz sofrer por antecipação.