terça-feira, julho 12, 2011

A Melhor Mãe do Mundo

Pelos vistos, a receita para se ser a melhor mãe do mundo é simples: basta levar o filho ao cinema com o melhor amigo para ver o "Carros 2".
Então, num Domingo à tarde, juntam-se os amigos e os respectivos pais e irmãos no cinema próximo de casa e entram dentro de uma sala escura, colocam óculos especiais para 3D, comem muitas pipocas e vêem as novas aventuras do carro mais famoso do momento, o Faísca Macqueen.
Divertem-se as crianças e divertem-se os pais com a excitação das crianças.
Para os nossos foi a primeira vez no cinema. Devo dizer que se portaram muito bem, inclusive o mais pequeno, que, mais do que ver o filme, adorou ter um pacote inteiro de pipocas "só para ele".
A felicidade foi tanta que, pelo menos neste dia, mereci o epíteto mais desejado de qualquer mãe: "A melhor do mundo".

quinta-feira, junho 30, 2011

Depois dos Santos Populares ...

... vêm as Santas Populares, não é mamã? Que simpático este meu filho.
Para mim, esta deliciosa observação é também um sinal de mudança de tempos e mentalidades.

quarta-feira, junho 22, 2011

O papá chegouuuuu!!!!!

O som da chave na porta é música para os nossos ouvidos, sobretudo quando estamos dois dias e uma noite sem ter cá o nosso paiiii (como diz agora o João), papá (à maneira do Francisco) e querido (para a mamã).


Já voltou e esta noite vamos todos dormir mais sossegados e sem saudades.

quinta-feira, junho 16, 2011

Actividades e roupas

Hoje vi-me confrontada com a necessidade de ter três mudas de roupa para um mesmo dia.
Não é normal, sobretudo se o motivo da muda não for um descuido fisiológico ou uma nódoa de comida.
Hoje, o fotógrafo ia à sala do João fotografar os meninos que, por causa da varicela, não puderam ser fotografados ao mesmo tempo que os outros. Como o João tem o irmão na mesma escola, ambos têm direito a uma foto em conjunto.
Assim, hoje, que é dia de ginástica para o Francisco, foi necessário ir mais bem vestido para a fotografia com o irmão e levar a roupa da ginástica à parte (normalmente apenas precisamos de lhe enviar umas sapatilhas próprias para o ginásio).
Entretanto, ainda hoje haverá marchas populares na Escolinha, o que implica usar T-shirts pintadas pelos meninos no Dia da Criança, ou seja, lá fui eu levar as T-shirts à Escola à hora de almoço.
Tudo isto porque, no meio das escolhas de roupa para que os meninos ficassem lindões na fotografia, me esqueci das marchas populares e respectiva indumentária. Também porque baralhei as actividades todas: troquei a de amanhã (uma Kids Party planeada por alunos do Secundário para os meninos da creche) com a de hoje (as marchas populares para os utentes do lar de 3ª Idade, que já era para ter sido no início da semana)
Só não sei se o Francisco vai achar muita piada a mudar de roupa duas ou três vezes no mesmo dia.
Destas confusões ficou mais vincada a minha intenção de sugerir às Educadoras e Auxiliares um caderninho por criança, para que se anotem as actividades deles e as obrigações dos pais para que as mesmas actividades se possam realizar.
É que às vezes a memória prega-nos partidas, logo não podemos confiar apenas nela.

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Depois da tempestade ...

... vem a calma!!! Claro que estou a falar do Francisco.
Depois de, quase, 15 dias de birras e gritaria ao fim do dia, hoje tivemos, pela primeira vez desde que começou o ano de 2011, uma noite tranquila e sem sobressaltos.
Achamos nós que foi por ter deixado de dormir a sesta, mas a verdade é que ele sempre foi um rapaz de fibra, ainda que muito doce e meigo, quando a vida lhe corre bem. O único problema é que, para que a vida lhe corra bem as vontades têm de ser todas feitas e nada de ser contrariado. Mas estes pais também são muito teimosos e contrariam bastante os meninos.
Resultado: BIRRRRRASSSSS grandes e fortes, insolência nas respostas aos pais.

Cheguei a dizer: "Nunca pensei vir a ter um filho assim" e também cheguei a pensar: "será que tem algum problema?!".

Felizmente, parece que está tudo a ficar mais calmo e que talvez seja mesmo da habituação ao novo horário de sono. Cá em casa esperamos todos (incluindo o mano) que assim seja.
Amanhã vamos à escola para falar com a educadora acerca das avaliações. Vamos aproveitar a oportunidade para conversar acerca do comportamento e da preparação para a Primária.

terça-feira, janeiro 04, 2011

Novo Ano

Ao início de cada ano traçam-se novos objectivos, desejam-se coisas boas, iniciam-se mudanças.

Para as Bombocas, espero que o 2011 traga muita saúde, muito amor e mimos, muita felicidade, muitos risos e brincadeiras e as seguintes resoluções:

O Francisco deixa definitivamente de dormir à tarde, ainda que eu ache que as férias de Verão propiciem umas longas sestas. Esta decisão já nos causou algumas dores de cabeça (as birras de fim de dia são insuportáveis), mas já não conseguíamos que adormecesse cedo, e as manhãs estavam a tornar-se muito preguiçosas.

Já agora, o Francisco deseja, entre outras coisas,para o próximo ano:

- Estar muito quentinho.
- Ir de férias para o Algarve.

O João deverá controlar totalmente os xixis (é que lavar, secar e passar 4 ou 5 pares de calças em 2 dias, torna-se um bocadinho difícil no Inverno).