quinta-feira, março 12, 2009

Temos uma Bomboquinha doentinha

Pois é, o nosso Joãozinho está muuuito ranhoso, cheio de tosse e com muitos gatos no peito. Não tem mamado tão bem como era costume.
A mamã anda super-preocupada, sempre a ver se ele tem falta de ar ou não, sempre a colocar soro fisiológico e sempre a aspirar o nariz; não tem dormido muito bem, com medo que o piolhinho tenha falta de ar e durante o dia anda um bocadinho ansiosa, com medo que se sinta mal na creche.
O papá diz que a mamã se está a preocupar demais, e a verdade é que ele não tem tido febre. Só ontem ao final do dia é que teve e foi baixinha. Além disso, o Senhor Dr. diz que só é preocupante se ele tiver muita dificuldade em respirar.
Mas custa-me bastante ver a dificuldade com que tosse, espirra e a aflição quando tem o narizito todo entupido. Para além disso não tem andado tão risonho como é costume.
Enfim, esperamos para ver.
Espero que o fim-de-semana traga bom tempo para podermos ir à praia e facilitar a saída de todas as porcarias que o estão a entupir.

quarta-feira, março 04, 2009

Consulta dos 3 anos

Um desastre, uma gritaria pegada, sobretudo quando foi preciso despir. Francisco a chorar, completamente descontrolado, a pontos de o pediatra ter de ralhar com ele para ele se calar e ficar quieto.

Bem, desta forma o pediatra pode logo comprovar o tipo de rapaz que temos e aproveitou para nos avisar que daqui a dois meses, quando o irmão se movimentar pela casa, será muito pior.

Estamos para já avisados que os três anos são uma espécie de "adolescência" da primeira infância, ou seja, inconstância permanente, não são bebés nem crianças.

Conselhos:

Não vale a pena ter grandes conversas com ele a tentar convencê-lo de alguma coisa (ele não entende, só lhe estamos a dar argumentos e vai fazer birras na mesma).

Não vale a pena anteciparmos as situações, mesmo que estejamos a prepará-lo psicologicamente para algo que vá acontecer e ele pareça estar a interiorizar. Quando chegar a "hora h", mesmo depois de todo o discurso, ele não vai querer fazer.

O factor surpresa é sempre melhor, mesmo nas birras.

Meu filho, apesar de te amarmos muito e de seres um menino muito meigo, inteligente e lindo, se um dia tiveres filhos espero que eles sejam tão difíceis como tu.

segunda-feira, fevereiro 23, 2009

O Carnaval

Lá em casa ninguém liga muito ao Carnaval, mas por causa da escolinha, que faz um desfile pelas ruas cá da vila, é preciso vestir os pequenos a rigor, de acordo com o tema adoptado pela creche.

No ano passado foram as laranjas. Este ano foram abóboras.

Comprei o tecido para forrar as "espumas" que a escola deu, mas este ano como não tive tempo de fazer nada (o Francis fez anos no fim-de-semana anterior ao desfile), levei o material a uma costureira.

Dois fatos, 10€ cada um, muito giros...mas, no dia do desfile (sexta-feira passada), o meu filho era o único que não levava fato. Ia muito contente, mas convencê-lo a vestir o disfarce é que não houve maneira.

Já o João, que também teve direito a um fatinho, embora não tivesse ido ao desfile por ser muito pequenino, segundo as auxiliares, adorou que o vestissem.

Quando cheguei à escolinha, estavam todos muito contentes a dançar ao som de músicas de Carnaval.

terça-feira, janeiro 13, 2009

Agitação matinal

Agora que já estou a trabalhar, as manhãs são uma agitação, de forma a chegarmos a horas e podermo-nos despedir, em condições, das Bomboquinhas quando as deixamos na creche.
Hoje, então, que não tinha a ajuda do papá, nem consegui tomar o pequeno almoço. Foi mesmo tudo a correr.
O Francisco não parava de dizer - "Hoje não é preciso ir à escolinha, fico cá em casa com a mamã!" e o João admiradíssimo com toda a agitação; a mamã cheia de mochilinhas e carteira e saco do pequeno-almoço/lanche; descer as escadas com o "ovo" no braço; o Francisco na mão...cuidado para não cairmos todos; vestir casacos, despir casacos para entrar no carro, tirá-los do carro, voltar a vestir casacos, de novo toda a tralha e mais as fraldas do Francisco que eram precisas. Ufa!!!
Correr para o trabalho ... 15 minutos de atraso.
Definitivamente o papá faz muita falta.

terça-feira, janeiro 06, 2009

A crescer

A Bomboquinha mais pequenina está mesmo a crescer. Há dois dias (no dia 3 de Janeiro de 2009) começou a romper o primeiro dentinho. É o incisivo inferior direito e agora já arranha.
Para além disso também já faz grandes conversas de "tá, tá, tá e dá, dá, dá".
Lindo, lindo

segunda-feira, janeiro 05, 2009

Primeiro dia

Hoje foi o primeiro dia de creche do João.
De coração apertado, lá fui eu levar o nosso pimpolhinho à sala dos bebés, depois de deixar o Francisco, que já não me liga absolutamente nenhuma quando entra na sua sala.
Combinei com as educadoras que ele ficaria lá apenas uma hora para ver como reagia.
Como é óbvio, assim que saí do portão para fora, humedeceram-se os olhos, mas respirei fundo e fui para o ginásio, para não pensar muito no pimpolhinho.
Assim que passou uma hora, lá fui eu. Quando cheguei lá já estavam a preparar alguns para o almoço e o João muito satisfeito, sentado num tapete a morder um brinquedo.
"Esteve muito bem. Está pronto para ficar." - disse-me a I.
Claro que fiquei contente, mas não consigo deixar de pensar como lá é tudo a despachar e provavelmente não lhe dão os mimos que eu (o pai, os avós e o mano) lhe dou. Eu bem avisei que ele gosta muito de beijinhos.
Mas, a verdade é que tenho muita sorte por ter podido ficar em casa com ele até quase aos oito meses; entretanto é preciso trabalhar e também é verdade que não estou muito longe da creche, qualquer coisinha dou lá um salto. Posso considerar-me uma sortuda perto de outras mães que têm de se afastar dos seus bebés muito mais cedo.
Amanhã, estamos a pensar ir buscá-lo após a sesta, dependendo de como correr a manhã.