Na semana passada, a sombra da translucência da nuca (detectada na ecografia das 12 semanas do João) voltou. Apesar de ter nascido e ser um menino saudável, na minha memória estão bem presentes os momentos de ansiedade e angústia que passámos, há quase um ano, quando foi necessário fazer uma amniocentese para saber se teríamos um bebé saudável. Por isso, sigo com alguma ansiedade as etapas de desenvolvimento deste bebé lindo, sempre com receio de que, a determinada altura, surja um problema inesperado.
Graças a isso, a semana passada dei por mim a reparar que o João mexia mal um bracinho e uma mão, apesar de agarrar objectos com as duas mãos, parecia-me que a parte esquerda era menos ágil. A ansiedade intensificou-se quando o papá também reparou e a avó C. também. Não é preciso dizer como estava a cabeça da mamã. A avó N. disse que talvez fosse impressão minha, uma vez que o meu estado de alerta era sempre maior por causa da dita translucência.
Enfim, felizmente, na quinta-feira foi dia de vacinas e pedi à enfermeira que o observasse, de modo a perceber se era tontice minha ou se realmente havia algum problema.
Comentário da enfermeira depois de o observar e perguntar o porquê da minha ansiedade: "Arranje lá uma sombra mais gira para viver, sim mãe."
Lógico que fiquei muito mais descansada e que decidi fazer o que ela recomendou, embora não me vá esquecer disto tão rapidamente como provavelmente seria desejável. Não podemos condicionar a vida do rapaz, nem a nossa, por causa de um episódio que já passou.
Sem comentários:
Enviar um comentário