quarta-feira, dezembro 27, 2006

O primeiro Natal

As primeiras vezes são sempre muito especiais. Neste caso, talvez apenas para nós papás e para a família, porque o Francisco não se apercebeu muito bem do que se passava à sua volta.
"Foi muito divertido ver toda a gente à minha volta, numa grande excitação" - terá ele pensado. Na verdade também ele ficou um bocadinho excitado, a pontos de não dormir como deveria em dias normais.
De qualquer maneira aqui fica um breve relato de como foi o primeiro Natal do nosso bebé Bomboca.
No dia 23 rumámos à terra dos avós maternos, para passarmos a noite de Natal com eles, e o Francisco utilizou logo um dos presentes que os papás lhe ofereceram - a nova cadeirinha para o carro - e nem deu por isso, passou a viagem a dormir a sua sesta. Agora a mamã já pode fazer companhia ao papá, lá à frente.
Bem, no dia 24 a azáfama é, como sempre, muito grande em casa, ainda que sejamos apenas cinco adultos e um bebé. O Francisco aproveitou o facto de a mamã e as avós estarem "enfiadas" na cozinha para ir passear com o papá e o avô. Parece que se fartou um bocadinho de andar de carro, mas com o frio que fazia na rua, o melhor era mesmo estar dentro do carro, mas o avô adorou estar com o neto.
Claro que, numa noite especial como esta, a hora de deitar se prolongou e eram já 11h30 quando o nosso Bomboquinha se deitou, depois de assistir à abertura das suas prendas: muita roupa nova e um brinquedo novo que deram os papás.
No dia 25 bem cedo já estávamos todos de pé. Pois é, o Francisco quis acordar cedo para não perder nada do grande dia que tinha pela frente.
Voltámos para casa e fomos almoçar com os avós paternos, os tios e primos. Uma casa bem cheia toda à espera do nosso príncipe. E depois do almoço é que foi: TANTA PRENDA!!!!
Um cavalinho da Chicco, um carro de bombeiros muito avançado, muitos brinquedos didácticos, talheres, um prato, um gorro e acho que não me esqueci de nada!
Mas o mais engraçado é que com tantos brinquedos novos para descobrir, o Francisco continua a preferir desfolhar os livrinhos que tem e brincar com os comandos cá de casa. É caso para se dizer: "Dá Deus nozes...".

quinta-feira, dezembro 07, 2006

Vem aí

Um dente!!!!!
Finalmente vamos ter uma Bomboca com dente. Mal se vê, mas a mamã descobriu hoje a dar a sopita. A gengiva do Francisco estava com uma cor ligeiramente diferente e a mamã passou o dedo para ver se se sentia alguma coisa, ou era apenas algo que o Francisco pôs na boca e ficou colado à gengiva. Não se sentia nada, mas também não era nenhum objecto não identificado.
Mais tarde, durante o almoço dos papás vimos que só podia mesmo ser um dente.
Eu explico.
Os papás costumam, depois de almoçar beber chá/café "a meias" com o Francisco. É claro que ele não bebe, mas, depois de cada um de nós dar um gole na sua bebida, o Francisco também põe a boca na chávena, morde um bocadinho os rebordos da chávena e depois, com a sua mãozita, afasta a chávena para que seja a vez dos papás beberem.
Nesta brincadeira é que vimos que só podia ser mesmo um dente: o barulho que fazia contra a chávena era impossível de ser feito apenas com gengiva.
Esperamos que seja um aparecimento pacífico.

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Um fim-de-semana de laró

Fartámo-nos de andar fora de casa. Na sexta-feira, a mamã e o papá resolveram ir apanhar azeitonas, à terra da bisavó. Mas...chegando lá, azeitona nem vê-la, apodreceu e caíu toda antes de lá chegarmos. Enfim, sempre deu para vermos os primos e apanhar um bocadinho do ar puro e já frio da Batalha.
No sábado, lá fomos nós à piscina, à aula de natação do Francisco.
Papá, mamã e bebé entram todos os sábados na piscina. Normalmente, a Bomboca tem algum receio e só mais para o final da aula é que se começa a soltar, ou então, se não dormiu bem a sesta, fica tão rabugento que só se quer agarrar à mamã e ao papá, mas neste sábado, a Bomboquinha superou as espectativas e divertiu-se bastante, mesmo não tendo dormido a sesta. Bateu palmas, esteve a chapinhar quase toda a aula, e até interagiu com outra menina que também anda na natação.
Claro que no fim, depois do banho tomado e do leitinho bebido, a soneca "soube que nem ginjas". Enquanto dormia, os papás deslocaram-se até a um Centro Comercial para iniciar as compras de Natal. O acordar num local cheio de luzes e gente foi uma enorme surpresa e o resto do passeio foi muito animado e bem comportado. O nosso bebezão é um bem-disposto e porta-se muito bem na rua.
O Domingo já foi mais calmo, mas mesmo assim, o Francisco teve direito a uma saída ao supermercado com o papá e a tia L., enquanto a mamã aproveitava a folga para pôr algumas coisas em ordem. O resto do dia foi calmo, isto se não tivermos em conta as atenções triplicadas precisas para um rapaz, que vai a todo o lado da casa e já se sabe pôr em pé sozinho, agarrado ao sofá, com todos os perigos que isso implica.