quarta-feira, agosto 30, 2006

Voltámos!!!!

Pois é, depois de muito vírus exterminado e de umas férias na casa dos avós maternos estamos de volta para continuar a registar as tuas aventuras, Bomboquinha.
Temos tantas coisas para contar, que nem sei bem por onde começar, e é provável que muito fique por dizer.
Vamos lá resumir as tuas aventuras.
No dia em que fizeste seis meses, começámos a dar-te sopinha à hora do almoço. O papá veio para casa mais cedo e tudo, só para assistir a mais um grande momento da tua vida e para ajudar a mamã, é claro! A tua reacção à sopa foi óptima. No primeiro dia comeste quase tudo - cá para mim achaste que aquilo era uma brincadeira -, nos dias seguintes, ao início fazias uma careta muito feia, mas com muita paciência da mamã e do papá, comias tudo.
Agora já comes muito bem. A tua sopa tem, neste momento, os seguintes ingredientes: batata, cenoura, abóbora, couve lombarda, alho francês, feijão verde, cebola, nabo, ervilha (sem casca) e azeite.
Na casa dos avós, viraste pela primeira vez sozinho, nem sei como, mas não voltaste a fazer tal acrobacia. Sabemos que és uma Bomboca redondinha, por isso tens mais dificuldade em te mexer e não nos surpreendemos com a raridade das tuas habilidades físicas.
No regresso das férias foste às vacinas, apanhaste a última dose da "Prevenar" e fizeste pela primeira vez reacção. Febre que não baixou, rabujice de doentinho, uma noite mal passada para ti e para os papás, que até te levaram ao hospital, de madrugada. Para a próxima temos de nos lembrar que tu já estás demasiado grande para um supositório de apenas 125 mg.
Bem, prometo continuar a contar as tuas aventuras, mas hoje já é um bocadinho tarde e a mamã também dorme.

quinta-feira, agosto 10, 2006

Consulta dos 6 meses

Lá fomos nós, ao final da tarde (por causa do calor) à consulta dos seis meses. O Francisco só completa meio ano de vida para a semana, mas como para a semana vamos estar em casa dos avós maternos, resolvemos adiantar a consulta.
Então o Sr. Francisco está uma grande homem! (comentário do pediatra).
Já desconfiávamos que estivesse grande e sobretudo gordinho, mas assim tanto!!!! Juro que só lhe dou mama e juro que não como nada de especial para que o rapaz engorde assim tanto. O pediatra ainda pergunta ironicamente: "Ainda não lhe disseram que o seu leite é forte demais, ou que tem de parar de amamentar, pois não?"
Também em altura está a evoluir muito bem: 68,2 cm. Esta é mesmo uma Bomboca grande e bem recheada, que ultrapassa todos os percentis.
Claro que com este andamento nem sequer pensamos em papas, vamos directamente para as sopinhas. Já cá temos o cardápio. Vamos a ver como corre. Sinto alguma expectativa e o pai também.
Continua com os seus problemas de pele e lá vamos nós experimentar mais um creme para a cara. O Sr. Dr. recomendou muito cuidado com as preguinhas, sendo ele tão rechonchudo. Mas está tudo sob controlo, até agora não houve problema, o Francisco tem andado quase sempre nu, apenas sai de casa ao final do dia para apanhar o fresquinho e não suar muito.
De resto está tudo normal com o nosso "pequenote". Temos agora de o ir incitando a fazer exercícios para se sentar e não esperar que ele ande tão cedo, porque com aquela gordurinha toda...
Em suma, excepto quando o pediatra lhe viu os ouvidos e a boca, A Bomboca portou-se lindamente. No final da consulta até foi premiado com um momento de observação das árvores a abanar com um ventinho fresquinho, um passeio pela fresca e um momento de explanada com os papás.

quarta-feira, agosto 09, 2006

Pequeno passo para a Bomboca, passo gigante para os papás

Ontem, pela primeira vez, o Francisco dormiu sozinho no seu quartinho. Não estávamos a pensar colocá-lo já a dormir lá, queríamos que ele se habituasse primeiro ao quarto. Mas a mamã decidiu limpar e arrumar o quarto, entusiasmou-se e colocou logo a cama do Francisco. Assim não "doeu" quase nada, não houve desculpas.
Acabou por correr muito bem, tão bem que foram quase 12 horas seguidas a dormir. Claro que houve o biberãozinho da noite, mas a dormir.
Na verdade, para o Francisco, este foi mesmo um pequenino passo, do qual nem sequer se lembrará no futuro. Porém, para nós foi o primeiro grande passo na direcção da independência da Bomboca relativamente a nós.
O nosso bebé está a crescer e esta é a sua primeira saída do ninho, uma fase no seu processo de crescimento. Outras fases virão e todas elas nos darão muita alegria, mas também um sentimento de que ele caminha a passos largos para a autonomia (e ainda bem) e que deixará de ser o nosso bebé.

É a terceira vez que escrevo este post RRRRRRR. Espero que seja desta!!!

sábado, agosto 05, 2006

Tosse fingida

A nossa Bomboca está a tornar-se num palhacinho! Acha muita piada fingir tosse e deve achar mesmo engraçado aquele som a sair da sua garganta, por isso, adora meter-se connosco a tossir e como nós rimos, ele ainda faz pior. Já algum tempo que sabia fingir a tosse, mas só agora descobriu que podia ter piada. Para além disso, depois da tosse, faz aquele sorriso irresistível, como que a querer dizer "Óh pra mim tão engraçado e charmoso!". Começa cedo esta Bomboca!!!

terça-feira, agosto 01, 2006

Mãos e Pés

Apesar de já conseguir agarrar bem as coisas e de ter uma boa coordenação visão-tacto, a nossa Bomboquinha parece ter redescoberto as mãos. Primeiro foi a esquerda. Um belo dia reparou que ela estava lá e que abria e fechava sempre que ele quisesse, sem ser preciso agarrar em alguma coisa. Agora encontro-o muitas vezes a olhar para a mão abrindo-a e fechando-a, como se aquilo fosse a coisa mais impressionante do mundo. Recentemente foi a direita e com esta ainda está só na fase de olhar para ela, quando está aberta.
Já os pés são outra história.
Por ser uma Bomboquinha bem redondinha, a barriguita não dava oportunidade para que o Francisco reparasse naquelas duas coisas que estão lá em baixo. Mas com a ajuda dos papás foi-se apercebendo de que aquilo lhe pertencia e agora, sempre que lhe mudamos a fralda ou lhe damos banho, adora mexer nos seus pezitos. É certo que a mamã e o papá dão uma ajuda, porque empurram as pernas até ao seu alcance, mas o mérito da descoberta e do toque é todo do Francisco.
Estas descobertas devem ser super-emocionantes para ele, para nós são a prova de que o nosso bebé está a crescer bem, o que nos deixa muuuito felizes e babados.